Dallier e o Morro da Conceição

Veja meu outro blog de crônicas. http://dalliercronicas.blogspot.com

30.5.06

VILLA LOBOS NO CIRCO

OS SAMBISTAS E TRÊS NO JONGO



29.5.06


para Dallier, que me devolveu as cores Wanda Lins

no solitário céu de minha infância reinava um sol
de negro chumbo que, de tão implacável
apagou minha luz

acabei no seguro-invalidez
(mental, entendamo-nos)

longa foi a morte aterrador o enterro
onde eu era o cadáver o caixão e o séqüito

a juventude só agora chegou
com a alma todinha remendada
e as mãos já quase enrugadas

mas delas rebentam buquês
de cores e palavras

27.5.06

VISITAS AO ATELIER




COMO EU SOU...




Como eu sou Ninguém é.À Deus dirijo minha fé. Sou filho de um homem chamado José.

DALLIER. 21 DE AGOSTO DE 2005

25.5.06


PROVAVELMENTE EU FUI UMA VOZ ANIQUILADA DE UMA EMOÇÃO TÃO FORTE QUE ACABOU EM NADA

dALLIER

20/01/1989

24.5.06


Texto de RENATO SANTANA

Dallier consegue juntar sobre tela tradição e todos os riscos para existência de uma nova forma de ação.Métodos descritivos são revelados e incorporados sofisticando o gesto de expressão do pintor. Sete vidas tem o gato e muito mais fôlego vejo na paleta densa e luminosa, sagrada e profana. Rica de signos próprios que nos levam de carona numa viagem imaginária onde só existe cor e poesia. Sucesso

14.5.06

Quadros que fazem parte de minha coleção






Estes quadros são temas diferentes, gatos, mulheres, cataventos que no decorrer de minha carreira fizeram ou farão partes de exposições. Na minha pintura o tema é apenas um pretexto para que eu possa pintar e expressar meus sentimentos.

Outros quadros Série Abacaxis





13.5.06

Festa de N.Sra. da Conceição

Todo dia 8 de dezembro o morro festeja a sua padroeira N.Sra. da Conceição. Durante três dias os moradores participam de várias festividades. Samba, procissão, missa . A pracinha fica lotada de barracas onde se vende churrasquinho, cervejinha geladinha, caldo verde e outras coisitas mais ao som dos sambas dos cantores do Escravos da Mauá que cantam velhos sambas de Noel Rosa , Ary Barroso, Cartola, Custódio Mesquita e outro tantos grandes compositores de nossa musica popular.Aparece muita gente de fora para participar dos festejos.O povo samba tranquilamente e canta também os velhos sucessos o que comprova que a mocidade também conhece e gosta do que é bom e sabe valorizar os nossos grandes compositores. Nessa mesma época os artistas do local abrem seus ateliês para visitação pública o que nos deixa muito felizes porque assim mostramos nossos trabalhos e ajudamos na divulgação do nosso local. Machado de Assis escreveu certa vez ;- Muitos cariocas nasceram e morreram e outros nascerão e morrerão sem conhecer o morro do Castelo. Isso serve bem para o nosso Morro que é a última montanha JOIA RARA do Rio de Janeiro, como escreveu Ricardo Cravo Albim no jornal " O Globo "

8 de dezembro/ festa no morro





Samba na Conceição





Igreja de Cabo Frio e detalhes




Igreja de Ouro Preto e detalhes





12.5.06

MOMENTOS NA VIDA (crônica)



Há certos momentos na vida que dá vontade de parar com tudo de uma vez por todas. A vida é um carrossel ou uma roda gigante que nos leva para cima e para baixo com extrema facilidade que nos deixa tonto sem saber o que fazer, e nesses minutos um pode ser fatal. Adrenalina sobe e desce de uma forma tão brutal que ficamos atônitos e aí é que pode aparecer um gesto insensato e chegarmos ao fim, sem realmente perceber que poderá não haver volta. Sendo assim é que precisamos nos segurar para evitar que a vida se vá e deixe um rastro de insensatez mostrando a nossa fragilidade. Hoje poderia ter sido um dia muito feliz, se não fosse um pequeno aborrecimento manchando de tristeza tantos fatos:- Reportagem na Tv Educativa, no jornal O Globo, falando sobre o Morro da Conceição, chamando a nossa colina (o Morro) de Jóia Rara, a gravação de minha aparição na Tv. Enviadas por amigo de fé, irmão camarada detentor de um grande talento, não só para a pintura (quadros belíssimos) como também mexe com muito talento nessas coisas de computador e a tal da internet (conhecedor de técnicas incríveis ), ainda consegue tempo para atender os amigos criando efeitos extraordinários que ajudam a melhorar o nosso trabalho. São esses gestos carinhosos de amigos que nos ajudam a segurar a vida, mesmo nos momentos que parecem não haver saída., e que a solução mais fácil é mandar tudo pra escanteio (é um termo usado em futebol) não sei se foi bem escolhido mais é o que me veio à tona agora com a cabeça mais fria e escrevendo esta crônica, depois de tomar um comprimido para acalmar o coração, é que a gente percebe que é preciso viver, e que a vida é um grande jogo que se deve jogar até o fim, esperando que o Juiz lá de cima toque o apito e nos expulse do campo, afinal chegue o momento de pendurar a chuteira. Vou tentar fazer vários gols mais se não for possível tentarei ao menos não atrapalhar a partida.

Esqueci de dizer o nome desse amigo, companheiro de jornada na missão de enfeitar o mundo:- R. Gonçalves, a quem dedico essa melancólica crônica, nesse fim de tarde, no primeiro dia de março.


Fotos tiradas pelo amigo Ivo numa de suas visitas ao meu ateliê.

9.5.06






No dia 26 de fevereiro de 2005 a equipe da TVE (Educativa) esteve visitando o Morro da Conceição para comemorar mais um aniversário da Imagem de N. Sra. da Conceição A foto foi tirada dentro da Fortaleza no lugar onde havia sido construida a primeira guarita que abrigava a imagem da santa, que foi a primeira moradora do Morro e que mais tarde foi incendiada e hoje abriga a biblioteca do Serviço Geográfico do exército. Na foto aparece o historiador Milton, cujo sobrenome não me recordo no momento. Brevemente corrrigirei essa falta de memória. Não posso deixar de dizer que a reportagem foi muito bonita e que a beleza do Morro da Conceição nunca foi tão bem mostrada ( Fotos de Guenther Leyen )